Criei uma lista de 4 ações simples de marketing digital para você chamar a atenção, atrair novas clientes e, é claro, vender mais, sem ter que fazer investimentos.
ATENÇÃO: O que eu vou te ensinar neste artigo foi testado e comprovado por minhas alunas. Siga os 4 passos abaixo e eu te garanto novas clientes no seu salão, como todas as minhas alunas tiveram.
1- Conheça exatamente o perfil das suas clientes
Antes de começar a investir tempo e dinheiro em estratégias de marketing, é preciso saber com quem você deseja se comunicar.
Para garantir que seu conteúdo atraia as pessoas certas é necessário conhecer bem o perfil da sua cliente ideal, que no marketing chamamos de “persona”.
Resumidamente, persona é o nome que se dá para se referir a sua cliente ideal. Imagine a melhor cliente que você tem no salão multiplicada quantas vezes você quiser no seu negócio.
E para identificar sua persona é preciso entender as principais características individuais do perfil da cliente que você deseja multiplicar, saber quais são seus problemas, suas necessidades, desejos, convívio com os demais, o que gostam ou não, ou seja, você precisa conversar com seu time e começar investigar e escrever todos os detalhes sobre o perfil de uma pessoa para descobrir tudo sobre ela. Dessa forma, você saberá o que sua cliente ideal precisa, como chegar até ela usando estratégias de marketing e como encanta-las, quando elas chegarem.
2- Permita-se ser encontrado no Google
Hoje em dia, quem não estiver no Google por bem, estará por mal. Ou seja, caso você não tenha seu salão cadastrado lá, pode ser que suas clientes já tenham feito isso por você, ou para te elogiar ou para te criticar. Nos dois cenários, é melhor que você tenha seu cadastro bem feito na plataforma.
O Google Meu Negócio permite que você crie um cadastro da sua empresa gratuitamente, com dados como:
- Nome;
- Telefone;
- Endereço;
- Horário de atendimento;
- Site para agendamento (ou qualquer link que você queira);
- Avaliações de clientes;
- Fotos e vídeos do seu local;
- Publicações de conteúdo.
E outras várias funções muito interessantes que permitirão que você entenda como as pessoas estão chegando até o seu salão, quantas pesquisaram sobre sua empresa, quantas ligaram para ela ou clicaram para abrir o mapa.
Enfim, são tantas ferramentas úteis para te ajudar que não faz sentido algum não ter esse cadastro!
Se você quiser saber mais sobre o que é o Google Meu Negócio, clique no link e siga passo a passo, a plataforma é intuitiva e super simples de trabalhar.
3- Esteja presente nas redes sociais certas
Para você poder fazer um bom trabalho nas redes sociais, você primeiro precisa entender quais são as plataformas mais relevantes para suas clientes, como eu disse no primeiro item desta lista.
Faça uma pesquisa, converse com suas clientes, peça para a equipe de atendimento e os profissionais da sua empresa perguntarem:
“Qual rede você mais acessa e por que?”
Anote os resultados e veja se você está presente em todas elas ou não.
Não adianta só criar o perfil e achar que isso é suficiente, você realmente precisa estar presente onde seus clientes estão dedicando tempo e atenção.
E não cometa o erro de criar o perfil e abandoná-lo. É melhor estar em menos lugares do que estar em muitos e não postar postar com regularidade.
Se você não sabe o que postar, segue uma dica bônus:
Veja quais são as principais dúvidas dos seus clientes, anote isso e então, produza conteúdos respondendo essas dúvidas. Observe os comentários e gere novos conteúdos sobre o isso também.
4 – Pare de fazer mais do mesmo
Ao invés de ficar repostando fotos e vídeos das marcas que você trabalha ou só repostando fotos de clientes, produza seu próprio conteúdo.
É importante que você tenha um conteúdo que expresse a opinião da sua marca e que principalmente não tenha cara de propaganda.
Não precisa produzir muito por dia, vá com calma, criando o hábito de produzir conteúdo e então, a medida que isso fizer parte da sua rotina, você aumenta o volume semanal.
E também não precisa ficar timbrando as fotos, nem colocando o seu número de WhatsApp em tudo, se a pessoa se interessar pelo conteúdo ela saberá onde clicar para ver se contato e endereço. Fique tranquila.
Veja aqui alguns tipos de conteúdo que você pode produzir com facilidade:
- Clientes no salão -“olha quem veio hoje” – postar um vídeo ou foto e marcar a cliente na publicação;
- Clientes sendo atendidas – “tratamento maravilhoso” – comente sobre o tratamento que está sendo realizado;
- Antes de Depois com diferenciação – Não faça igual a todo mundo, pergunte para a cliente por que ela quer mudar o visual e conte isso como uma história nas suas redes sociais;
- Explicar o procedimento – diga, sem usar termos técnicos, o que você está fazendo, comente sobre os benefícios e os resultados esperados;
- Apresentar os profissionais do salão – dia após dia você pode contar um pedacinho da história de cada profissional que trabalha com você, como se fosse uma novela nos Stories;
- Apresentar serviços novos – se você aprendeu algo novo, conte para todo mundo e mostre os resultados;
- Promoções, ações, datas especiais – não deixe passar em branco, aproveite as datas comemorativas para fazer uma festa no salão;
- Depoimentos de clientes – talvez o conteúdo mais importante de todos é a prova social. Peças para suas clientes dizerem o que elas sentiram ao passar esse tempo com você no salão.
Todos esses conteúdos podem ser produzidos em vídeos e fotos.
A ideia é que as explicações de procedimentos, sejam feitos mais em vídeos. Porque enquanto o profissional vai fazendo o procedimento, vai explicando para a câmera o que está fazendo e qual resultado desejado.
Esse tipo de conteúdo é muito poderoso e fará com que muitos dos seus seguidores se interessem, perguntem sobre e aí você tem a chance de aumentar suas vendas quase que instantaneamente.
::IDEIA BÔNUS::
Saiba direcionar seus clientes para o agendamento
Se você está no Google, pode ser encontrado por quem busca pelo seu serviço na sua região. Se você está nas redes sociais certas, se sua empresa sabe estabelecer um bom diálogo e seu conteúdo é autoral e gera autoridade, só falta uma coisa para você fazer e aumentar suas vendas:
Direcionar com clareza a pessoa que está consumindo seu conteúdo ou pesquisando sobre você para agendar e comprar seu serviço.
Eu sei que parece óbvio, mas muitas empresas se esquecem disso!
Você precisa dizer o que espera que as pessoas façam a partir do momento em que elas decidirem que querem comprar algo de você.
Nós do marketing chamamos isso de CTA – Call to action ou em português: Chamada para ação -, veja um exemplo:
“Se você gostou desse vídeo, se inscreva no canal, ative o sininho e deixe seu comentário”
Você já ouviu isso, certo?
Os youtubers falam isso em todos os vídeos, sabe por quê?
Porque funciona! Simples assim.
Direcionar a pessoa para o que ela deve fazer é de extrema importância.
Veja alguns exemplos:
- Clique no botão para entrar em contato e agendar seu horário;
- Envie um Direct para saber mais sobre esse procedimento;
- Clique no link da bio para agendar seu horário online ou pelo app;
- Clique no link para conversar via WhatsApp.
E por aí vai, a ideia é muito simples, fale o que você espera que a pessoa faça.
Em todo fim de texto, fim de vídeo ou até mesmo em sua bio do Instagram, dê o direcionamento para a pessoa.
Quanto mais fácil for para ela falar com você, mais fácil será para ela ir até seu estabelecimento.
Gostou das dicas? Quando você via começar a aplica-las no seu negócio?
Se fez sentido para você, eu te convido a ir até o meu Instagram, @mktcomleandrotelles, e me enviar uma Direct dizendo o que achou.
Estou curioso para saber sua opinião sobre as dicas para alavancar sua presença digital e para saber sobre o que mais você gostaria que eu falasse por aqui. Espero sua mensagem lá.
PS: Compartilhe esse conteúdo com a sua recepcionista e com as profissionais que trabalham no salão com você. Na sua próxima reunião vai ser bem legal se todas conversarem sobre a persona do salão.
Grande abraço,
Leandro Telles
Veja o depoimento de quem já esteve comigo:
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