Antes de começar um trabalho de consultoria ou mentoria em um salão de beleza eu sempre faço um briefing da empresa. Uma conversa franca com o empreendedor para entender a realidade do negócio.
Um dos relatos mais comuns que eu ouço é a existência de épocas que as vendas caem, as clientes somem e o faturamento despenca.
Se você ainda passa por momentos assim, é importante ter estratégias de marketing para essa época de vendas em baixa.
Pensando nisso, listei abaixo alguns do insights que eu passo para meus clientes.
Conheça seus Pontos de Vantagem Sobre Seus Concorrentes
Você deve pesquisar quais são os concorrentes diretos ao seu Salão de Beleza em sua cidade e região e quais são os serviços prestados por eles.
Faça uma lista detalhada da atuação dos seus concorrente no mercado, há quanto tempo eles estão em atuação, perceba qual é o diferencial, pontos fortes e pontos fracos de cada um e assim, encontre o que pode ser o seu destaque.
Não copie as estratégias deles, apenas entenda o que eles estão fazendo e crie as suas mensagens com destaque nos seus pontos mais fortes. Entenda seus concorrentes e o perfil do seu cliente ideal, você terá o caminho para criação de ações e novos serviços, deixando evidente que o seu salão tem de especial entre outros.
Crie um Atendimento Personalizado
Bom atendimento é commodity, quem não tem, não deveria nem estar com as portas abertas. Por isso, você tem que ir muito além do que a maioria faz, garantindo que desde as mensagens nas redes sociais até a saída do seu do estacionamento o cliente seja sempre bem tratado.
“Encante seus clientes e eles falarão bem de você para algumas pessoas. Maltrate seus clientes e eles dirão de você para todo mundo.”
Gestos simples como oferecer uma água ou café, podem ser o diferencial entre o seu salão e o salão do outro lado da rua.
E fica ainda melhor se você realmente oferecer o café e não apenas ter a disposição em um canto do salão. Já pensou nisso?
Outro detalhe que não pode passar despercebido é o acesso ao Wi-fi. Logo na recepção do cliente você pode entregar um cartão de boas vindas, como em um hotel, com uma mensagem de carinho e a senha para se conectar ao seu Wi-fi. Um gesto simples e barato, porém eficaz.
Não foque somente em novos clientes, dedique atenção aos seus clientes assíduos. Alguns clientes buscam atendimentos semanais. Que tal então oferecer um bônus diferenciado para agradar esses clientes e criar exclusividade?
Pequenas Mudanças
Seu salão pode ter virado uma “paisagem” para seus clientes, por isso, você deve mudar a posição dos produtos ou dos móveis na recepção do salão e dar uma cara nova ao espaço sem trocar nada.
Pequenas mudanças dão a sensação de um novo ambiente e traz uma nova perspectiva para o cliente, despertando novas sensações e interesses.
Se você puder investir em pequenas transformações na decoração, acrescente quadros com imagens que seus cliente se identifiquem. Nada de fotos de Paris ou um uma modelo que você nunca viu antes, prefira imagens que façam sentido para seu cliente ideal! Pequenos detalhes chamam a atenção de qualquer pessoa e a deixa muito mais atenta ao ambiente. Faça o teste.
Aproveite as Datas Comemorativas
Não perca nenhuma oportunidade de criar promoções em datas comemorativas, períodos de férias ou fim de ano, por exemplo, isso ajuda a aumentar o movimento em seu salão.
Oferecer pacotes com nomes relacionados às datas comemorativas também é uma opção, como “Meu Namorado Merece” para o mês de junho, “Tudo por ela” para o dia das mães. São ideias simples, que não custam nada para fazer e funcionam muito bem.
Peça a Avaliação dos Seus Clientes
A interação dos clientes nas redes sociais também pode ajudar muito. Por exemplo: avaliação no Google garante 10% de desconto no valor do serviço realizado. Check-in gera uma taça de espumante. Essas ações simples podem atrair as amigas das suas clientes.
Pense comigo: se sua amiga avalia positivamente um lugar, você vê e acredita que esse lugar é realmente bom, pois você sabe o quanto ela é criteriosa e que ela não daria um depoimento mentiroso. Isso atrai a clientela e ainda garante uma divulgação valiosa do seu negócio.
Dê mais Opções
Na mesma linha dos pacotes, vale a pena pensar em adequar seus serviços prestados. Veja se é possível mexer na quantidade e entregar mais serviço pelo mesmo preço em um período sazonal.
É uma forma de aumentar o valor percebido sem dar desconto!
A qualidade sempre deve ser mantida e o preço também para que os clientes continuem voltando. Será que você pode abrir mão do valor da escova e entregar mesmo assim com um corte de cabelo? E no atendimento de manicure + pedicure é possível acrescentar um cuidado com as sobrancelhas, disponível no salão?
Observe o perfil do cliente e encontre necessidades que o seu salão pode suprir através dos serviços. Encontre soluções para o “problema” dos clientes e os fidelize.
O objetivo é encantar as pessoas para que elas tenham vontade de voltar e queiram falar de você para todo mundo.
Enfim, esteja sempre atento às tendências e antecipe-se sempre.
Como eu disse hoje no meu Stories do Instagram: ‘Noé não construiu a arca durante a tempestade e nem depois que começou a chover. Ele planejou e fez antes da água começar a cair.”
Esses insights fizeram sentido para você?
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