Uma das primeiras dificuldades de quem começa a anunciar no Facebook é escolher a opção certa entre os objetivos de anúncio do Facebook.
São 11 objetivos diferentes para escolher ao criar uma campanha e isso pode confundir você.
Primeiro é essencial descobrir para que serve cada um dos objetivos de anúncio do Facebook e como você pode aplicá-los em suas campanhas.
Eu reunir todos eles aqui para facilitar sua entrada no mundo dos anúncios do Facebook ads.
11 objetivos de anúncio do Facebook:
Conheça agora quais são eles e como aproveitar melhor cada um deles em suas campanhas. Aqui você vai entender os seguintes objetivos:
- Reconhecimento da Marca
- Alcance
- Tráfego
- Engajamento
- Instalação do Aplicativo
- Visualizações do vídeo
- Geração de Cadastro
- Mensagens
- Conversões
- Vendas do Catálogo
- Tráfego para o Estabelecimento
1. Reconhecimento da Marca
O reconhecimento da marca é um objetivo de anúncio criado para quem deseja gerar mais interesse do público em seu produto ou serviço.
Se você tem uma marca nova no mercado, esse objetivo é bem interessante para as pessoas conhecê-la.
Vamos supor que você vai abrir uma loja de roupas e precisa que as pessoas saibam dessa novidade. Com o reconhecimento de marca, você pode alcançar pessoas da sua região e direcionar anúncios para elas.
Com esse objetivo, você vai encontrar pessoas mais propensas a prestar atenção nos seus anúncios e conhecer a sua empresa.
Outro exemplo é se você tem uma loja física e agora vai criar um e-commerce. Use o reconhecimento de marca para que mais pessoas tenham interesse no seu negócio.
Você usa esse objetivo dentro do Facebook e do Instagram. Além disso, você pode criar anúncios no formato de imagem, carrossel, vídeo ou apresentação multimídia.
2. Alcance
O alcance é um objetivo para quem deseja atingir o maior número de pessoas com uma publicação.
O Facebook vai exibir o seu anúncio para o máximo de pessoas possíveis dentro da segmentação de público e do orçamento escolhido por você.
É como fazer uma pafletagem nas redes sociais.
Eu uso esse objetivo antes de fazer um lançamento para que minha marca fique conhecida e seja lembrada quando eu lançar as campanhas de conversão.
Quer um exemplo?
Fiz uma campanha para um berçário e precisava atrair mães de crianças de 0 a 14 meses. Então, primeiro programei um anúncio com objetivo de alcance para que a marca ficasse bem conhecida entre o maior número de mães da cidade. Depois de alguns dias da campanha rodando eu ativei uma campanha com objetivo de Tráfego para o site (para as curiosas) e outra de Conversão, para impactar com uma oferta aquelas mães que estavam prontas para matricular seus bebês.
Esse objetivo está disponível para campanhas veiculadas no Facebook e no Instagram. Além disso, com essa configuração você pode criar anúncios no formato de imagem, carrossel, vídeo ou apresentação multimídia.
3. Tráfego
Com o objetivo de tráfego, você pode criar anúncios que levam as pessoas para fora do Facebook ou Instagram. Ou seja, é como fazer um convite para que as pessoas cliquem no link para visitar seu site, iniciar uma conversa no WhatsApp ou usar um aplicativo, por exemplo.
O tráfego vai te ajudar a guiar pessoas que já estão interessadas no seu negócio a adquirir mais informações sobre a sua marca.
Por exemplo, se você é um médico e deseja que as pessoas conheçam mais sobre o suas clínica, pode criar anúncios de tráfego para o seu site. Nesse link externo, as pessoas vão encontrar mais informações sobre os procedimentos realizados, suas certificações e outras informações relevantes sobre o seu trabalho.
Com o objetivo de tráfego, você cria anúncios direcionados no Facebook, no Instagram, no Audience Network e também do Messenger.
Recomendo que você utilize esse objetivo para um publico já aquecido, seja ele impactado por uma campanha sua anterior ou lookalike.
4. Engajamento
Se você quer mais curtidas na sua página, mais engajamento em suas publicações e até mais participações em eventos, o objetivo de envolvimento irá te ajudar.
O objetivo de envolvimento é para que você conquiste mais interações em suas campanhas, mais curtidas em suas postagens e até para que você alcance pessoas realmente engajadas em seguir o seu negócio.
Se você é uma figura pública, por exemplo, pode usar campanhas de envolvimento para gerar mais engajamento nos seus vídeos ou em suas imagens motivacionais.
É uma estratégia importante para aumentar seguidores e testar a qualidade do conteúdo, mas cuidado com a métrica da vaidade. Curtidas e comentários não pagam contas!
Você também pode usar o objetivo de envolvimento para criar anúncios de oferta com cupons de desconto que as pessoas podem utilizar em sua loja online ou física.
5. Instalações do Aplicativo
Os anúncios voltados a instalação de aplicativos são importantíssimos para quem deseja ter mais clientes dentro do seu app.
Com ele, você pode enviar as pessoas diretamente para a loja de aplicativos (App Store, Google Play e Kindle Fire) e aumentar ainda mais os downloads.
Com esse objetivo, você pode criar anúncios no Facebook, no Audience Network e no Instagram. Os formatos suportados por esse objetivo de anúncio são: imagem, carrossel, vídeo ou apresentação multimídia.
6. Visualizações do Vídeo
Os anúncios criados com o objetivo de visualização de vídeos são extremamente importantes para você quem quer aumentar a percepção da sua marca com o público. Ou seja, se você deseja que mais pessoas visualizem os seus vídeos, essa é a opção ideal.
Imagine uma campanha de um empreendimento imobiliário que será lançado. Você pode escolher esse objetivo para aumentar a visualização do vídeo de apresentação do empreendimento mostrando aos potenciais clientes todos os detalhes do residencial ou criar um vídeo mostrando outros empreendimentos entregues pela empresa — para gerar força na marca junto com o lançamento.
Outro tipo de vídeo que você pode usar com esse objetivo são os de bastidores. Quem tem fábrica, restaurante, agências de turismo ou qualquer tipo de negócio pode usar esse objetivo para mostrar mais do seu negócio.
Vídeos são muito importantes em qualquer campanha, anote essas dicas:
- Crie vídeos curtos, pois chamam mais a atenção no mobile;
- Coloque as informações mais importantes logo no início do vídeo;
- Use legendas para que as pessoas possam visualizar sem precisar de som.
Com esse objetivo, você pode criar anúncios dentro do Facebook, do Audience Network e do Instagram. Os formatos suportados são: vídeo único, carrossel e apresentação multimídia.
7. Geração de Cadastros
Caso você queira gerar mais leads para a sua empresa, um bom objetivo de anúncio do Facebook é o de geração de cadastros.
Com o Facebook Lead Ads, pessoas com interesse no seu negócio preenchem um formulário sem sair do feed do aplicativo e deixam informações de contato, como telefone e e-mail, para você.
Ele é ideal para empreendedores que criam listas de e-mail para enviar conteúdos e também para qualquer empresa que queira fazer conteúdos e vendas via e-mail marketing e call center.
Você também pode criar listas de contato do WhatsApp dos seus clientes.
Esse tipo de anúncio é compatível apenas com o Facebook e o Instagram. Os formatos suportados são: imagem, vídeo, carrossel e apresentação interativa de multimídia.
8. Mensagens
O objetivo de mensagens permite que você crie anúncios voltados para o público abrir interações do Messenger ou no WhatsApp––facilitando a geração de conversas em escala. Empresas de todos os portes podem usar o objetivo anúncio de mensagens para interagir de forma mais pessoal com o público para obter cadastros, aumentar as vendas e esclarecer dúvidas.
Você pode usar esse objetivo quando quiser fazer uma campanha com a intenção que o cliente entre em contato para marcar um horário, caso você trabalhe com agendamento ou acesse uma conversa automática no Messenger+
9. Conversão
O objetivo de conversões é ideal para gerar vendas, cadastros ou ações específicas em um site, landing page ecommerce ou aplicativo.
Por exemplo, se você tiver uma loja de roupas online, pode enviar seus clientes para fechar uma venda ou preencher um cadastro no seu site.
Esse é meu objetivo preferido em quase todas as campanhas, pois com essa configuração o anúncio será exibido para as pessoas com maior possibilidade de ação.
É importante dizer que os anúncios de conversão só funcionam quando você tem o pixel do Facebook instalado!
Com esse objetivo, você pode criar anúncios dentro do Facebook, Instagram, Audience Network e o Messenger.
Os formatos de anúncio suportados são: imagem, vídeo, carrossel, apresentação multimídia e collection.
10. Vendas do catálogo de produtos
Os anúncios de vendas do catálogo de produtos são chamados popularmente de anúncios dinâmicos.
Com ele, você pode criar um modelo de anúncio-padrão e disponibilizar ao Facebook o seu catálogo de produtos ou serviços. O Facebook vai puxar automaticamente imagens, quantidade de estoque e até os preços para exibir no criativo do seu anúncio.
Eu utilizo esse objetivo em lojas de roupa online, por exemplo.
Eu crio o catálogo e informo ao Facebook todos os dados dos produtos com informações sobre cada peça. Assim, ele vai mostrar essas informações em anúncios mais específicos para cada público, com diferentes apresentações para cada perfil.
Anúncios do Facebook: com anúncios dinâmicos você pode:
- Dimensionar a criação de seus anúncios: promover seus produtos ou serviços com um anúncio exclusivo, sem precisar configurar um anúncio para cada um de seus produtos.
- Encontrar novos clientes: você pode configurar as campanhas uma só vez e alcançar as pessoas com o produto certo no momento certo.
- Exibir produtos certos: você pode mostrar os produtos mais relevantes do seu catálogo.
- Alcançar as pessoas em qualquer lugar.
- Você pode atingir seu público no Facebook, Instagram e Audience Network com imagens ou carrossel.
11. Visitas ao Estabelecimento
Se você tem uma loja física e acha que anunciar não é uma boa para o seu negócio, você está redondamente enganado!
O Facebook possui um objetivo de anúncio feito especialmente para promover negócios locais.
Com anúncio de visitas ao estabelecimento, você pode chamar a atenção de pessoas que estão próximas da sua loja, direcioná-las para a loja e fechar mais vendas.
Você também pode colocar chamadas para ação, como Ligue Agora com o telefone ou Como Chegar com um mapa.
Eu já usei essa estratégia aqui da seguinte forma:
Em uma campanha para um restaurante, nós precisávamos atrair mais clientes no almoço. Criamos então anúncios de visitas ao estabelecimento para trazer possíveis clientes.
A mesma coisa funciona se você tem um salão de beleza e está em busca de novas clientes. Ao fazer uma campanha de visitas, você impacta pessoas nas imediações, que estejam próximas ao salão. Clientes que ainda não conhecem o seu negócio podem ver seu anúncio e se interessar pelos seus serviços.
Esse objetivo funciona muito bem no Instagram e Facebook.
Vamos conversar um pouco mais sobre resultados de campanhas impulsionadas?
Eu acredito que este conteúdo pode te ajudar a chegar mais perto do que você deseja para você e seu negócio. Ele vai te guiar pelos passos iniciais que você precisa trilhar em direção ao RESULTADO.
Mas, na minha opinião, essa é uma parte do caminho. Se você quer se aprofundar neste tema ou contratar esse serviço de modo avançado, recomendo que você acesse o conteúdo complementar a este que você acabou de ler. Basta clicar no botão abaixo.
Te vejo no próximo nível!
Grande abraço,
Leandro Telles