O gestor de tráfego é responsável por implementar uma estratégia de marketing digital com o objetivo de atrair visitantes por meio dos anúncios online.
O gestor de tráfego é cada vez mais importante no marketing digital, pois é responsável por levar pessoas qualificadas a uma determinado site usando plataformas como Google Ads e Facebook Ads.
Continue lendo este artigo para conhecer mais sobre esta função, a sua importância e desafios.
O que o Gestor de Tráfego faz?
O gestor de tráfego é responsável por direcionar o tráfego para sites na Internet, para isso, é necessário ter boa capacidade analítica para analisar os dados e entender qual a melhor plataforma de ads para o seu negócio.
É importante que o gestor não tenha conhecimento avançado apenas em anúncios online, mas sim em toda a área de marketing digital.
Quando se trata de inbound marketing, por exemplo, o gerenciamento de tráfego está na fase de atração.
Esta fase é a base de qualquer estratégia de entrada, porque se não houver visitantes suficientes no topo do funil, o meio e o fundo de toda a estratégia do funil de vendas serão prejudicados.
Qual é o papel do Gestor de Tráfego?
Agora que você já sabe o que é um gestor de tráfego, chegou a hora de saber o que exatamente faz um gestor de tráfego e qual o seu papel.
Alguns gestores de tráfego também são responsáveis por outras áreas do marketing, como o design de criativos.
Mas vamos nos limitar apenas aos anúncios online. Vamos ver quais são?
- Pesquisar palavras-chave e público-alvo para planejar e executar as campanhas;
- Elaborar o planejamento, criação, otimização e escala dos anúncios online;
- Organizar e dividir a verba entre os meios e conjuntos de campanhas;
- Analisar e acompanhar os anúncios, gestão dos orçamentos e identificação de oportunidades de melhoria;
- Analisar o desempenho da campanha e seu impacto na estratégia de marketing;
- Apresentar relatórios para medir o desempenho da conta.
É importante observar que essas habilidades podem ser diferentes para cada agência ou empresa, portanto, dependendo da complexidade do trabalho, competências adicionais ou mesmo habilidades podem ser adicionadas a essa lista.
Somos agência especializada em Tráfego e Performance – conheça.
Qual a relevância do Gestor de Tráfego para o mercado?
Por diversos motivos, o gestor de tráfego assume cada vez mais esse papel dentro das estratégias de marketing digital, tornando-se a base para a implementação de qualquer estratégia.
Pois uma vez que um visitante se torna um lead, ele se torna um ativo que pode reagir em outros anúncios, levando o gestor de tráfego a ser uma base indispensável.
Afinal, nenhuma estratégia terá sucesso sem um grande número de visitantes que serão os potenciais clientes.
Outro ponto que também é importante ressaltar, é que o gestor de tráfego é uma especialidade cada vez mais rara no mercado, principalmente com o aumento da demanda e cada vez mais empresas migrando seus modelos de negócio para o mundo digital, ter um bom gestor de tráfego é muito importante, se tornando também um diferencial competitivo para o mercado.
Quais são os tipos de Gestor de Tráfego?
Os recursos do gestor de tráfego podem ser bastante extensos, pois existem muitas ferramentas e canais que podem ser gerenciados para direcionar mais visitantes às suas páginas.
Aqui podemos identificar as principais divisões, são elas:
Gestor de Tráfego Social Ads
Nesse caso, o gestor de tráfego é responsável por criar anúncios de mídia social, como Instagram Ads, Facebook Ads, Linkedin Ads, Pinterest Ads e Tiktok Ads.
Suas campanhas se concentram principalmente no perfil de personalidade, entendendo seu foco e parâmetros como educação, idade, sexo, dentre outros, para construir uma audiência em seu site com base no conteúdo que você fornece.
Gestor de Tráfego Google Ads
Diferente dos anúncios nas mídias sociais, aqui o gestor de tráfego consegue atuar de forma mais específica naquilo que seu público está buscando no momento.
Gerenciando seus anúncios para aparecer nas buscas da internet.
Para isso, além das diferentes estratégias de publicidade, também é importante conhecer as ferramentas e técnicas que podem te ajudar a conseguir muitas palavras-chave qualificadas.
Gestor Ads Nível Hard
Os profissionais mais procurados são os que podem atrair visitantes e gerenciar o tráfego por meio de canais como Google, social, local, programático e muito mais.
Preparado com o conhecimento de todas as ferramentas, para ser mais estratégico e focar não apenas nas ferramentas à sua disposição, mas nas melhores táticas para direcionar o tráfego para suas páginas.
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Como se preparar para ser um gestor de tráfego?
Com o mercado aquecido para esta função, a procura por gestores de tráfego por parte de empresas e organizações é cada vez maior, assim como a oferta de cursos de capacitação.
Você pode fazer cursos de gestão de tráfego que ensinam técnicas gerais de anúncios no Google e nas redes sociais, ou procurar cursos específicos para cada ferramenta.
Quanto mais técnicas e ferramentas você tiver à sua disposição, mais você se destacará como profissional.
Por aqui temos a opção do Gestor Ads Nível Hard…
Existe também a opção de encontrar cursos e certificações para as próprias ferramentas, mas concluí-los, principalmente as certificações de ferramentas, é um pouco diferente para os futuros gestores de tráfego.
Do Google Ads temos o Google Skillshop, Analytics, Tag Manager e já sobre o Facebook temos o BluePrint, que são excelentes exemplos que oferecem seus próprios cursos e certificações.
Embora os cursos e certificações sejam importantes, os profissionais devem ter perfis analíticos e terem conhecimentos básicos e gerais sobre o marketing digital.
O gestor de tráfego lida diretamente com a estratégia e com os investimentos de clientes, sendo assim, é importante entender como analisar os dados e tomar decisões a partir deles, para obter sempre os melhores resultados.
O que considerar para contratar um gestor de tráfego?
Os gestores de tráfego estão se tornando uma especialidade cada vez mais popular para as estratégias de marketing.
No entanto, ele também é um profissional cada vez mais difícil de encontrar.
Por isso, é importante partir da experiência e credenciais dos profissionais e do perfil de cada um, se o perfil é analítico e também é importante que a escolha seja feita por alguém com um conhecimento mínimo das ferramentas para iniciar uma conversa sobre o tema.
Vale ressaltar que o gestor de tráfego deve entender não só sobre a criação dos anúncios ou as ferramentas neles utilizadas, mas toda a jornada de uma campanha.
Desde a criação e gerenciamento de contas na ferramenta, até o desenvolvimento de revisão de tags de anúncios e fornecimento de relatórios de desempenho para clientes usando várias ferramentas como por exemplo, Tag Manager, Pixel, dentre outros.
Concluindo
Por fim, deve-se notar que o próprio conceito de gestor de tráfego é um recurso relativamente novo e lida diretamente com o mundo digital.
Com a tecnologia mudando a cada dia, é igualmente importante para profissionais, agências ou qualquer pessoa que trabalhe diretamente com marketing digital entender os pontos deste artigo e acompanhar as ferramentas que mudam frequentemente.
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