Quando pensamos na jornada de compra, o funil de marketing é uma estratégia relevante que precisa de muita dedicação para guiar o cliente à finalização e melhorar o seu faturamento.
Para alcançar os melhores resultados, o funil de marketing é uma excelente estratégia de abordagem desde o primeiro contato com a sua marca, onde é adotado também o Inbound Marketing para uma comunicação certeira com o seu público-alvo.
O que é o funil de marketing?
Basicamente, um funil de marketing é a jornada que o lead percorre desde o primeiro contato com a marca, até o momento da compra, que serve como uma forma de descrever e organizar este processo.
A estrutura de um funil consiste em um conjunto de etapas e estímulos pensados estrategicamente com o objetivo de que o lead se torne um cliente.
Quanto mais conhecimento você tiver sobre esta estrutura, mais completo e eficaz será o seu processo, conquistando leads qualificados, interessados e engajados com o seu conteúdo, serviço ou produto.
Qual é a estrutura do funil de marketing?
A estrutura do funil de marketing, que também pode ser chamada de funil de conversão, é baseada literalmente em um funil, onde temos as divisões entre topo, meio e o fundo, sendo que cada etapa tem as suas considerações e necessidades.
Vamos conhecer mais sobre essa estrutura?
Topo do Funil: Aprendizado e descoberta
É neste momento que a persona está aprendendo e descobrindo um problema ou uma necessidade, é quando a consciência desperta ao ter o primeiro contato com a sua marca.
Nessa primeira etapa do funil, é importante se concentrar em atrair o cliente para a sua marca e mostrar que o seu negócio tem a solução que ele procura.
Meio do Funil: Reconhecimento do problema e consideração de uma possível solução
Aqui o cliente já conhece o seu produto ou marca e sabe que precisa de uma solução para o seu problema, mas ainda está considerando, procurando os prós e os contras e buscando mais conteúdos e materiais ricos com dados do seu negócio.
Pensando nessa etapa, a sua marca pode oferecer uma orientação ou alguma apresentação da solução para o problema/desejo do lead.
Fundo do Funil: Decisão da compra
O fundo do funil é quando o lead percorreu todas as fases, já sabe sobre o seu problema e já considerou várias opções, sendo esta a etapa da decisão e fechamento da compra.
Quando o lead chega no fundo do funil, a chance de querer resolver o problema por meio da solução que o seu negócio oferece é muito grande, afinal, se ele chegou até aqui, é um lead qualificado, então é necessário fazer uma oferta irresistível para que ele se converta em um cliente.
Coloque o seu funil em ação!
Para colocar o seu funil de marketing em ação, você precisa conhecer as melhores estratégias de conteúdos para cada etapa:
Ideias de conteúdos para Topo de Funil
Aqui, o público tende a buscar por conteúdos mais genéricos e abrangentes que educam e criam um vínculo de confiança com a sua marca. Você pode criar:
Postblogs – Um bom conteúdo e criatividade é essencial para um primeiro contato com o seu negócio.
Post nas redes sociais – Uma boa postagem nas redes sociais podem direcionar os visitantes a conhecer mais sobre a sua marca. Quanto mais atraente for, mais irá atrair novos visitantes.
Newsletter – Este estilo de conteúdo é ideal para nutrir a sua base de contatos. Mas é importante segmentar os leads e ter conteúdos atrativos para evitar que os e-mails acabem na lixeira ou marcados como spam.
Infográficos – Um bom conteúdo visual auxilia na atração e facilita a transferência de conhecimento.
Ideias de conteúdos para Meio de Funil
Aqui, o público busca por conteúdos mais explicativos e verdadeiros para fortalecer a conexão com o seu negócio.
Podemos criar conteúdos para postblogs e newsletter também, mas cuidado com ofertas ou ligações inadequadas, sempre utilize a estratégia de Inbound Marketing, que deve focar em ajudar os cliente em potencial. Essas observações são importantes para não queimar o lead.
Além disso, também é eficaz nesta etapa criar e-books, que são materiais ricos que aprofundarão o entendimento com dados valiosos do negócio para avançar no funil.
Ideias de conteúdos para Fundo de Funil
Depois de educar o lead, chegou a hora de mostrar os benefícios e soluções do seu negócio. Aqui o postblog, a newsletter e os e-books continuam sendo interessantes, lembrando que a estratégia de Inbound Marketing agora é voltada para a venda, descontos e ofertas.
Além disso, conteúdos de urgência também fazem sentido nesta etapa, assim como:
Webinars – Apresentações para esclarecer pontos das suas soluções ou divulgar novidades.
Casos de Sucesso – Aqui são realizados materiais de prova social, que podem ser divulgados em todos os modelos de conteúdos já mencionados, onde o objetivo é mostrar como o seu negócio tem ajudado os seus clientes e pode ajudar o seu lead também.
Como começar a praticar o funil de marketing?
A primeira coisa que você deve entender é que, o time de vendas interno precisa trabalhar em conjunto ao marketing digital, afinal, nenhum deles pode fazer milagres.
Cada etapa do funil de marketing deve ser aprimorada, sendo assim, você precisa:
- Investir em Marketing
Cada etapa do funil exige diferentes estímulos para o lead, por isso você precisa analisar cuidadosamente onde está a sua estratégia de marketing e alinhar ao seu funil, levando assim a conversão.
- Definir o topo do seu funil
Como já falamos por aqui, o topo do funil é onde os clientes têm a primeira impressão da sua marca, independente do seu negócio ser loja física ou virtual, o topo de funil garante o alcance da sua marca para o seu público-alvo.
Sendo assim, é ideal investir em uma ótima experiência do cliente no topo do funil para garantir a permanência do lead.
- Reduzir os riscos
Cada etapa do funil precisa funcionar corretamente para garantir o caminho da conversão, mas para isso, você precisa conhecer o seu público-alvo e não investir somente no topo do funil para tentar captar vendas.
A estratégia do funil precisa estar alinhada com a equipe de vendas e as ações internas para cada etapa.
- Cuidar das informações
Se você chegou até aqui, você já sabe que o funil de marketing é utilizado para aproximar os clientes da compra, utilizando estratégias para levá-los até lá.
No entanto, é necessário ter cuidado com conteúdos cheios de informações e estímulos para compra, pois isto pode afastar um possível cliente do funil.
- Investir no treinamento da equipe de vendas
Após criar um funil de marketing eficaz, é fundamental gerenciar e treinar a equipe de vendas, pois são eles que irão regular o fluxo de visitantes, os leads e os novos clientes.
Uma das ferramentas mais utilizadas para auxiliar na operação é o CRM, que registra e salva todas as ações dos leads, e o mais importante, as informações ficam centralizadas em um só lugar.
Escolher uma nova estratégia para o seu negócio, é o início de uma jornada de sucesso que fará com que sua marca se destaque no mercado, por isso, o funil de marketing é uma estratégia excelente para entender toda a jornada do cliente e auxiliar no trabalho para a construção do bom relacionamento com a sua marca.
E você, já aplicou o funil de marketing?
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