Remarketing é uma ação de marketing voltada para consumidores que já interagiram anteriormente com sua empresa, mas ainda não realizaram uma compra.
Quem trabalha com estratégia digital, precisa saber sobre técnicas publicitárias voltadas para reconquistar pessoas que já interagiram com seu site, produto ou serviço. Essa estratégia é muito eficaz para aumentar as conversões.
Ao lidar com e-commerce, é importante entender as estratégias de marketing digital que podem te ajudar a atrair e reter clientes. Este artigo explica o que é remarketing, como funciona e como você pode usá-lo para recuperar seus potenciais clientes.
Vamos lá?
O que é remarketing e para que serve?
Como o próprio termo sugere: o prefixo ‘re’ significa repetição, ou seja, consiste em realizar novamente uma ação de marketing na mesma pessoa.
A ideia central do remarketing é incentivá-los a agir. Essa estratégia pode ser usada em diversas situações, desde e-mails informando aos usuários que eles saíram do seu site e deixaram um item no carrinho de compras, até notificações de promoções de itens pelos quais o usuário manifestou interesse.
Como funciona o remarketing?
Para entender como o remarketing funciona, considere o exemplo a seguir: Uma cliente em potencial visitou um site de produtos de beleza e adicionou alguns produtos ao carrinho de compras. Mas por algum motivo ela desistiu da compra e fechou o site.
É aqui que entram as campanhas de remarketing. As campanhas de remarketing servem para lembrar os seus clientes de que os produtos nos quais estão interessados ainda estão disponíveis.
Para colocar essa estratégia em ação, você deve coletar dados dos visitantes do seu site. Para isto é importante entender o comportamento deles e o caminho que seguem em sua jornada. Exemplos de comportamentos que você pode segmentar para remarketing:
- Usuários que visitaram 5 ou mais páginas do seu site.
- Pessoas que compraram R$ 20, R$ 40 ou qualquer outro valor;
- Usuários que se inscreveram em newsletters ou e-mail marketing.
- quem comentou em sua página;
- Quem clicou em seus links de mídia social.
- quem baixou o conteúdo;
- Usuários que visitaram uma determinada categoria ou produto no Site.
- e outros.
Ou seja, para ser impactado pelo remarketing, basta selecionar o perfil de consumidor que mais lhe interessa.
Como fazer Remarketing: Passo a passo de como criar uma campanha para o seu negócio
1. Defina seu público-alvo
Primeiro, precisamos definir o usuário-alvo. Para definir seus segmentos, você precisará usar um gerenciador de audiência (como o Google Ads) para entender a origem do seu público e dividir cada grupo em listas de remarketing.
2. Crie campanhas para cada segmento
Depois de criar suas listas de remarketing, defina o tipo de anúncio que deseja veicular para cada uma. Aproveite essa personalização para criar anúncios específicos para cada público.
3. Crie uma lista negativa
Essa ação evita gastos desnecessários com publicidade e filtra as pessoas que não estão interessadas.
4. Crie uma página de destino
Uma página de destino é o local que se abre quando um usuário clica em seu anúncio. Portanto, sua página de destino deve ser tão envolvente quanto seu anúncio. Afinal, você já despertou seu interesse e conseguiu clicar em seu anúncio, então não desperdice tudo em páginas de destino chatas ou mal estruturadas.
5. Definir impressões
Antes de adicionar anúncios à sua lista de remarketing, decida com que frequência cada anúncio será exibido. Para influenciar positivamente as decisões de compra do consumidor, certifique-se de que suas campanhas de remarketing sejam envolventes.
Plataformas que dão maiores resultados com o remarketing
Google Ads
O Google Ads é uma das ferramentas mais importantes para implementar essa técnica de remarketing. Para isso, existem basicamente duas formas de fazer remarketing com o Google Ads:
- Rede de Display
A Rede de Display inclui a veiculação de anúncios em sites parceiros que fornecem espaço para publicidade on-line. Nela você pode promover banners com diferentes imagens e tamanhos. Isso afeta os usuários que já estão na lista de aquisição de clientes.
- Rede de Pesquisa
A Rede de Pesquisa, por outro lado, só pode criar anúncios de formato padrão com texto limitado. A Rede de Pesquisa inclui as páginas de resultados do Google, Grupos do Google, Imagens do Google, Google Maps, Google Shopping e sites parceiros.
A vantagem dessa estratégia é que você alcança novamente pessoas que estão procurando pelo seu assunto no Google, aumentando suas chances de conversão.
Facebook Ads
No remarketing do Facebook Ads, as ações visam atrair visitantes do site, mostrando os produtos visualizados recentemente na forma de conteúdo patrocinado nas redes sociais. Você pode executar essa técnica de publicidade tanto no Facebook quanto no Instagram, entenda como funciona:
Conforme os usuários interagem com sua empresa no Facebook, os pixels de rastreamento do Facebook coletam informações sobre essa interação e criam públicos personalizados para que possamos posteriormente exibir anúncios relevantes para essas pessoas. Seja aparecendo na barra lateral do Facebook e no feed de notícias.
O remarketing no Instagram é uma estratégia definida por empresas que buscam aumentar a eficácia de suas campanhas de marketing digital.
Nela a qualidade do conteúdo visual usado em seus anúncios é fundamental para atrair a atenção do seu público. Além disso, segmentar o público certo também é fundamental para o sucesso de qualquer campanha de mídia social.
Concluindo
Viu como é fácil obter resultados ainda melhores aderindo o remarketing? A segmentação do seu público-alvo, relacionamento com funis de vendas e redes de anúncios, geram sim boas vendas!
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e lembre de Compartilhar para que mais pessoas saibam a importância de fazer Remarketing.