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Fim dos Cookies de Terceiros

Fim dos Cookies de Terceiros: Qual o impacto no Marketing Digital?

O fim dos cookies de terceiros é um debate que não é nenhuma novidade, mas há nuances que talvez tenham passado despercebidas.

Adiado para 2022, depois para 2023, agora, o fim dos cookies de terceiros foi confirmado a partir do segundo semestre de 2024, o Google irá parar de fornecer suporte para o compartilhamento de dados de navegação de terceiros, o famoso “cookies”, por meio do seu navegador, o Chrome.

Atualmente, há diferentes browsers que já impedem o compartilhamento de dados de terceiros para a criação de perfis baseados em hábitos de navegação, como o Safari, Firefox e Edge.

Segundo relatório anual da Statcounter, os números confirmam que o Chrome foi o navegador mais usado em 2023 com 65,29% de usuários, seguido por Edge com 11,89% e Safari com 8,92%, colocando uma enorme expectativa em torno do Chrome, considerando sua base de bilhões de usuários.

O fim dos cookies de terceiros é uma mudança significativa que irá impactar diretamente o cenário de marketing digital – Não significa que o marketing digital irá acabar – Mas, vai dar uma mexida que impactará diretamente as campanhas de Meta Ads.

Neste artigo, você vai explorar os principais impactos dessa mudança e as estratégias que pode adotar para se preparar para o novo cenário.

Impactos do fim dos cookies de terceiros nas estratégias digitais

Os cookies de terceiros são pequenos arquivos que são colocados no navegador do usuário quando ele visita um site. 

Esses cookies permitem que o anunciante rastreie o comportamento do usuário em diferentes sites, o que possibilita a criação de campanhas mais segmentadas e relevantes.

Com o fim dos cookies de terceiros, os anunciantes perderão a capacidade de rastrear o comportamento do usuário em diferentes sites. Isso terá um impacto significativo nas seguintes estratégias de marketing:

  • Segmentação baseada em interesses: A segmentação baseada em interesses é uma das estratégias mais populares de marketing digital. Ela permite que os anunciantes alcancem pessoas que estão interessadas em seus produtos ou serviços. Com o fim dos cookies de terceiros, essa estratégia se tornará mais desafiadora, pois os anunciantes terão menos dados para identificar os interesses dos usuários.
  • Retargeting: O retargeting é uma estratégia de marketing que permite que os anunciantes alcancem pessoas que já visitaram seu site ou aplicativo. Com o fim dos cookies de terceiros, essa estratégia se tornará mais eficiente, pois os anunciantes terão mais dados para identificar as pessoas que já interagiram com sua marca.

A API de Conversões é a solução?

Embora a API de Conversões, em conjunto com o Pixel, ajude a mitigar o problema, não é uma solução perfeita. Pode enfrentar desafios na reportagem de comportamento entre domínios, e usuários podem optar por não permitir a captura de cookies.

No entanto, configurar corretamente pode garantir o envio de eventos de dados com qualidade, sendo um bom começo, se você busca utilizar CDPS (Customer Data Platforms).

Iniciativa Sandbox: uma web mais privativa

A projeção é que, até o final de 2024, o Chrome abandone completamente o acesso aos cookies de terceiros. Mas isso não significa um fim total, mas uma mudança significativa.

O Google tem buscado uma ferramenta alternativa para o direcionamento de anúncios na internet, com intuito de criar um padrão aberto, mas sem comprometer a privacidade dos dados dos usuários – Sandbox.

“Nas últimas semanas, começamos a compartilhar nossas ideias preliminares para um Sandbox de privacidade – um ambiente seguro para personalização que também protege a privacidade do usuário. Algumas ideias incluem novas abordagens para garantir que os anúncios continuem a ser relevantes para os utilizadores, mas os dados dos utilizadores partilhados com websites e anunciantes seriam minimizados através da agregação anônima de informações dos utilizadores e da manutenção de muito mais informações dos utilizadores apenas no dispositivo. Nosso objetivo é criar um conjunto de padrões que seja mais consistente com as expectativas de privacidade dos usuários.”

– Google

Estratégias para se preparar para o fim dos cookies de terceiros

Foque nos dados primários: Os dados primários são dados que você coleta diretamente de seus clientes ou prospects. Esses dados são mais valiosos do que os dados de terceiros, pois são mais precisos e relevantes.

À medida que as percepções da indústria mudam e o Google Chrome é reformulado, é importante que as marcas construam relacionamentos diretos com seus consumidores. Isso leva ao próximo ponto.

Invista em conteúdo: O conteúdo é uma forma eficaz de construir relacionamentos com os clientes e gerar leads. Portanto, é importante investir em conteúdo de alta qualidade que seja relevante para seu público-alvo.

Aprimore o retargeting: O retargeting é uma estratégia que se tornará mais importante com o fim dos cookies de terceiros. Portanto, é importante aprimorar sua estratégia de retargeting para alcançar as pessoas que já interagiram com sua marca.

Utilize a tag global do site do Google: Ativando esta tag você tem uma maneira fácil de mensurar as suas conversões online com precisão, enquanto recebe insights para otimizar suas campanhas de marketing digital.

Use identificadores alternativos: Os identificadores alternativos são identificadores que podem ser usados para rastrear o comportamento do usuário em diferentes sites. No entanto, esses identificadores não são tão precisos quanto os cookies de terceiros e também podem ser bloqueados pelos usuários.

Busque modelos de aprendizado de máquina: Os modelos de aprendizado de máquina podem ser usados para identificar os interesses dos usuários com base em seus dados de navegação. No entanto, esses modelos ainda estão em desenvolvimento e não são tão precisos quanto os cookies de terceiros.

Concluindo

O fim dos cookies de terceiros é uma mudança significativa que exigirá que os anunciantes adaptem suas estratégias de marketing para ganhar vantagens competitivas sobre os concorrentes. 

Ao adotar as estratégias recomendadas neste artigo, você pode se preparar para o novo cenário e continuar a alcançar seus objetivos de marketing.

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