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Inbound Marketing: Aprenda a atrair, converter, encantar e conquistar os clientes.

Inbound Marketing: Aprenda a atrair, converter, encantar e conquistar os clientes.

O Inbound Marketing utiliza o marketing de conteúdo, estratégias de mídia social e SEO para atrair, converter, encantar e conquistar clientes por meio dos canais online.

Desde 2009 esse conceito se difundiu, se tornando uma excelente fonte de abordagens de venda e conversões para todo tipo de negócio, afinal, não basta atrair potenciais clientes, é preciso ter um público qualificado para esta decisão de compra.

E é aqui que entra a estratégia de Inbound Marketing.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing também pode ser chamado de marketing de atração, é um conjunto de estratégias que envolvem a criação e compartilhamento de mídias específicas para o público-alvo, com foco na atração, conversão e encantamento do cliente, pois estamos no processo de encontrar formas para o público entrar mais livremente no seu negócio.

O Inbound visa atrair e capturar leads qualificados de maneira mais ativa, seja em buscadores como o Google ou nas redes sociais, sempre atraindo como um imã as pessoas certas.

Assim, desde a primeira impressão, a empresa constrói um relacionamento, agregando muito valor aos clientes no futuro.

A estratégia é definitivamente um excelente caminho a seguir, pois cria uma trajetória para os consumidores saírem do status de leads e se tornarem clientes fiéis.

Metodologia – 4 Fases para aplicação do Inbound Marketing

A abordagem do Inbound segue uma sequência lógica, onde qualquer estratégia de sucesso deve passar pelas seguintes fases: Atrair, Converter, Vender e Relacionar.

Unir a criação de conteúdo envolvente para o seu público junto com automação de marketing, torna todo o processo mais eficiente. Vale ressaltar que, esta estratégia se baseia nas 4 principais ações que mencionei acima.

Todas as fases podem ser realizadas através dos processos e tecnologias integradas como, blogs, redes sociais, SEO, e-mail marketing, landing pages, dentre outros, que permitem que os resultados sejam medidos e analisados para otimização contínua da estratégia.

As fases do Inbound Marketing auxiliam a desbloquear todo o potencial de seus canais digitais, Vamos ver cada uma delas?

1.  Atrair

A primeira fase é a atração, neste momento o consumidor é apenas um estranho que precisa se tornar um visitante, sendo atraído pelo seu negócio com conteúdo interessante e envolvente.

O principal objetivo desses conteúdos, é ajudar os clientes a identificarem potenciais problemas e relacioná-los com as suas soluções e serviços, assim, ao postar o conteúdo certo, o marketing se torna relevante e benéfico para seus clientes.

Dessa forma, o material publicado atrairá a atenção dos potenciais consumidores e os direcionará para onde você precisa.

A ideia pode ser direcionar tráfego para o seu site, blog, landing page ou até conteúdos das redes sociais, que conectem o cliente à sua marca.

Lembrando que é necessário usar palavras-chave em seu conteúdo, elas vão te ajudar a aumentar seus resultados de busca e aumentar suas chances de ser descoberto na internet.

2. Converter

Na segunda fase, os visitantes devem se tornar leads, e quando falo de conversão, me refiro ao ato dos usuários oferecerem suas informações em troca de uma recompensa ou benefício, como um brinde de material rico ou um cupom de desconto, onde os visitantes anônimos se transformam em leads.

Aqui, o conteúdo deve ser mais denso e informativo como, e-books, vídeos ou até infográficos.

Lembrando também de usar uma CTA (Call To Action) bem atrativa e inserir um pequeno formulário para coletar os dados.

Você pode optar por landing pages, campanhas de e-mail marketing direcionadas ao seu público, além dos e-books que são excelentes maneiras de obter leads.

3. Vender

Na terceira fase é a hora de vender, aqui, a empresa deve entrar em contato com o cliente em potencial para realizar a venda e convertê-lo em cliente.

Nesse momento, você precisa utilizar todas as informações coletadas, para criar conteúdos e ofertas diferenciadas e personalizadas. 

Você pode fazer isso com e-mails, reuniões e ligações, proporcionando uma visão mais confiante do que seus clientes estão procurando. Vale ressaltar que eles não devem ser bombardeados com conteúdos aleatórios, pois essa ação pode colocar em risco toda a sua base e gerar retornos negativos para a sua estratégia.

4. Relacionar – Encantar

É importante saber que o funil de marketing nunca termina com a compra!

Por isso, chegamos à quarta fase, relacionar ou encantar, que é a última, mas não menos importante que as anteriores, pois é o momento do encantamento e da fidelização do cliente.

Concluída a venda, é preciso satisfazer o cliente com uma boa estratégia de pós-venda, onde o cliente ficará fascinado pela sua marca e se tornará um divulgador, promovendo seus serviços ou produtos nas redes sociais ou entre amigos.

O encantamento pode ser alcançado por meio de boletins informativos como a Newsletter, por postagens no blog, campanhas de e-mail, postagens nas redes sociais, programas de fidelidade, descontos sazonais, dentre outros.

Quais os benefícios do Inbound Marketing?

Posicionamento da marca:

Hoje, o ambiente digital é o start pelo qual os clientes entendem e se conectam com seu negócio.

Empresas com conteúdos relevantes na internet, como blogs, vídeos, infográficos e outros materiais informativos e educativos, estão ganhando mais visibilidade nas pesquisas, e assim alcançam uma imagem mais favorável em relação aos concorrentes.

Alcance do público certo:

Uma estratégia interna bem projetada, pode aumentar incrivelmente o público-alvo que você alcança com sua mensagem por meio do conteúdo, mas vale lembrar que, o mais importante não é a quantidade, e sim a qualidade alcançada.

A boa notícia é que o Inbound se destaca aqui também, com conteúdo altamente segmentado que permite alcançar o público certo e qualificado.

Construa uma base sólida para um relacionamento com seus clientes:

Além de atrair leads qualificados, essa estratégia permite que você construa relacionamentos positivos e produtivos com seus clientes. 

Com conteúdo direcionado, você pode educar seus contatos, mostrar a eles como resolver seus problemas e como sua empresa pode ajudá-los. Essas ações geram maior confiança e fortalecem positivamente o relacionamento entre a marca e os consumidores.

Ciclo de vendas mais curto:

O ciclo de vendas é o tempo que sua empresa leva desde o primeiro contato até o fechamento da venda, levando em consideração todas as fases da jornada. 

Quanto mais tempo leva para converter um lead em cliente, maior o ciclo, o que também significa maiores custos de aquisição de clientes. Por isso, faz sentido considerar o impacto das estratégias de marketing no ciclo de vendas.

Um dos muitos usos do Inbound, é reduzir o tempo que alguém leva para comprar. Isso é alcançado por meio de conteúdos relevantes, pessoais e propositais que permitem às empresas melhorar sua conexão com os consumidores e ajudá-los a identificar, resolver, prever e prevenir problemas e dificuldades relacionadas a sua marca.

Dessa forma, acelera o movimento de clientes em potencial pelo funil de marketing e os coloca mais cedo no estágio de decisão de compra.

Redução dos custos:

Quando falamos em custos, quanto menor os gastos, melhor, não é mesmo?

Além de reduzir os custos de compra, os custos de entrada também são relativamente menores do que as soluções tradicionais, como publicidade e ativação da marca.

O melhor de tudo, é que essa redução de custos não degrada a qualidade ou o desempenho da empresa. Em vez disso, é simplesmente um investimento mais eficaz que não apenas melhora as vendas e as comunicações gerais, mas também ajuda a fortalecer a posição de mercado da sua empresa.

Ticket médio maior:

Os leads qualificados e informados durante o processo de venda são mais confiantes para a decisão da compra, então tendem a gerar tickets médios mais altos em comparação aos leads que não passaram pelo Inbound.

E se você chegou até aqui, você já entendeu que ao fim de todas as fases, o Inbound Marketing além de ajudar nas suas conversões, fortalece sua marca e captura leads mais qualificados, dessa forma, você pode aumentar o número de clientes e mensurar os resultados, além de aumentar os visitantes e compradores, pois tem tudo o que precisa para nutrir e monitorar seus leads antes de promover o seu produto ou serviço.

E aí, vamos aplicar o Inbound Marketing?

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