fbpx
imagem ilustração CBO Facebook

O que é CBO no Facebook Ads?

Se você ainda não está usando as campanhas CBO no Facebook Ads, está perdendo tempo.

Eu sei que a falta de desempenho das campanhas no Facebook ads pode desanimar qualquer empresário. Mas, na grande maioria dos casos, a solução é simples e passa por um recurso chamado Facebook Ads CBO.

Esse recurso pode valorizar seu investimento, melhorar os resultados de suas campanhas e potencializar seus resultados.

Quer saber como? Continue lendo que vamos mostrar como você pode fazer isso de uma forma simples e prática em suas configurações de camapanhas no Facebook ads.

O que é o Facebook Ads CBO?

O Facebook Ads CBO foi lançado em 2017 como um recurso opcional para anunciantes. Mas, desde 2019, tornou-se uma configuração padrão fixa, disponível para todos.

A sigla CBO (Campaign Budget Optimization) significa Otimização do Orçamento da Campanha.

Ou seja, é a forma de você distribuir o orçamento das campanhas pelos conjuntos de anúncios que apresentam o melhor desempenho.

Tecnicamente, CBO é uma configuração onde você passa a responsabilidade de gerenciar o orçamento de suas campanhas para o algoritmo do Facebook e a plataforma busca distribuir os valores da forma mais inteligente possível entre seus conjuntos de anúncios. O objetivo é melhorar o desempenho das campanhas e aumentar seus resultados.

Exemplo de distribuição de orçamento com CBO

Como configurar o CBO no Facebook:

Essa configuração é feita quando você define seu orçamento em anúncios do Facebook, seja ele um investimento diário ou vitalício, que é aquele será usado para o período em que esta campanha estará no ar.

Além do orçamento da campanha, o Facebook Ads CBO usa a estratégia de lances para distribuir os valores em seus conjuntos de anúncios. O lance pode ser configurado para o menor custo por ação / aquisição (CPA) ou o maior retorno sobre o investimento em publicidade (ROAS), de forma automática e contínua.

Você também pode criar conjuntos de anúncios para execução em momentos diferentes, já que o CBO só usará o orçamento do conjunto de anúncios enquanto eles estiverem ativos.

Além disso, a Otimização do Orçamento da Campanha pode usar seu orçamento de maneira diferente em cada conjunto de anúncios, pois o CBO atua sobre o orçamento total (diário ou vitalício) da campanha.

Exemplo:
Imagine que você está executando uma campanha com objetivo de “tráfego para o site” com dois conjuntos de anúncios. O primeiro conjunto está tendo um desempenho melhor do que o segundo. Nesse caso, o CBO vai considerar o anúncio com maior visualização da páginas de destino (ou clique no link – dependendo da sua configuração) para investir a maior parte do orçamento total da campanha.

Como otimizar ainda mais suas campanhas com o CBO no Facebook Ads

Mesmo deixando o “trabalho duro” para o algoritmo do Facebook Ads, ainda existem algumas coisas que você também pode fazer para otimizar ainda mais suas campanhas de anúncios.

Segue abaixo 3 dicas, simples e práticas, para você aumentar as chances de sucesso dos seus anúncios.

1) Escolha o objetivo certo para sua campanha

Pode parecer óbvio, mas para que o CBO nos anúncios do Facebook funcione o melhor possível, você precisa escolher o objetivo da campanha que melhor se alinha com os resultados que você deseja para o seu negócio.

O Facebook Ads tem 11 opções de objetivos de campanhas, se você quer saber como aplicar cada uma delas, baixe gratuitamente o ebook O Segredo por trás dos Objetivos do Facebook ads.

2) Otimize com foco nas métricas de negócios

Se você quer atrair mais clientes, o ideal é otimizar a entrega de anúncios para conversão, adicionar no carrinho ou compras. Assim, o Facebook Ads CBO buscará as pessoas com maior probabilidade de realizar a ação desejada, como fazer um orçamento ou pedido de compra, por exemplo.

Mas atenção para a configuração de Pixel, pois esses objetivos só funcionam com as devidas configurações.

3) Separe bem os públicos

Para otimizar o orçamento da campanha em anúncios do Facebook de maneira eficaz é importante trabalhar com públicos de tamanhos semelhantes. Você pode criar um público diferente para cada conjunto de anúncios e deixar com que o Facebook decida qual é o melhor para o seu anúncio.

Assista ao vídeo e veja como eu usei essa configuração em uma campanha de alta conversão no catálogo:

Gostou? Fez sentido para você?
Me segue no Instagram e Youtube, que tem muito mais conteúdo para ajudar você.

Deixei um comentário!

Grande abraço,

Leandro Telles

Rolar para cima