Pesquisa de mercado é uma ferramenta que permite planejar, coletar e analisar informações relacionadas à empresa.
Atualmente, com a concorrência acirrada e o desenvolvimento constante das tendências tecnológicas, a realização de pesquisas de mercado se tornou algo imprescindível para ajudar as empresas. Mas nem sempre está claro onde e o que fazer para alavancar suas vendas, desenvolvimento de negócios e estratégias de marketing.
Neste artigo, iremos te orientar quais etapas são necessárias para uma boa pesquisa de mercado em seus negócios, e ainda ganhar vantagem sobre a concorrência.
Está pronto?
O que é Pesquisa de Mercado?
É uma ferramenta que visa entender a realidade do mercado e aumentar a eficácia das atividades relacionadas à empresa.
Em outras palavras, é basicamente uma forma de reunir informações vitais que podem ajudar a sua empresa na tomada de decisões mais seguras e precisas. Os dados podem incluir as características comportamentais, padrões de consumo e normas de empresas em vários setores.
Podendo ser obtida de duas formas diferentes:
Pesquisa principal:
Onde a pesquisa de mercado foi realizada pela empresa com base nos dados ou por especialistas contratados para esse fim.
Pesquisa secundária:
Onde os dados são coletados e/ou analisados por terceiros (profissionais ou firmas profissionais). Relatórios, artigos e manuais também são publicados por outras empresas.
Vantagens do porque as empresas devem fazer Pesquisa de Mercado
Muitos empreendedores tendem a desprezar a pesquisa de mercado, eles argumentam que não há necessidade de estudar as estratégias de outras empresas para construir um negócio lucrativo, e que a dependência dos concorrentes pode tornar o negócio irrelevante.
Em primeiro lugar, a pesquisa de mercado não se limita a analisar empresas concorrentes. Sua pesquisa pode e deve incluir outros tipos de dados, o que é importante porque fornece uma visão geral de todo o seu ecossistema de negócios.
É essencial entender seu ambiente, entender os desafios que suas ideias e estratégias apresentam e descobrir necessidades inexploradas. Tudo isso é dado por uma boa pesquisa de mercado.
Assim, entre muitas vantagens, a realização de pesquisas de mercado pode levar a:
- Avaliar a viabilidade de um investimento;
- Testar novas promoções, produtos e serviços;
- Explorar novas áreas de mercado;
- Criação de novos segmentos de mercado;
- Descobrir informações estratégicas.
- Melhorar as operações internas da empresa;
- Desenvolver uma estratégia mais competitiva.
Como fazer a Pesquisa de Mercado?
Para a realização da pesquisa de mercado no seu negócio será necessário definir:
- Objetivos da pesquisa: Defina a qualidade ou o tipo de produto, otimize o preço e amplie o alcance.
- Grupo alvo: Fornecedores, concorrentes, clientes ou consumidores em geral.
- Amostragem: Número de pessoas entrevistadas .
- Roteiro: Perguntas simples, justas e diretas.
- Aplicação: Realização de pesquisas e coleta de dados.
- Análise: Visão geral de compilação, análise de resposta e estatísticas.
Esse padrão ainda é muito utilizado porque traz resultados satisfatórios. No entanto, nos últimos anos, as ferramentas de marketing digital permitiram o monitoramento do usuário e forneceram dados mais ricos sobre o público.
Por exemplo, uma estratégia de inbound marketing gera continuamente novos dados de acordo com as interações do usuário e o comportamento dos leads gerados.
Mas mesmo com a relativa facilidade com que podemos gerar grandes quantidades de informações usando ferramentas e plataformas digitais, os dados por si só não são suficientes para impulsionar o sucesso da empresa. Então o que fazer neste caso?
Simples, é necessário fazer uso de técnicas específicas para análise do mercado.
5 Técnicas eficientes para ter sucesso na análise de Mercado
1. Diagnóstico de mercado
Ele geralmente é o primeiro passo na realização de pesquisas.
Pois é mais abrangente que outros tipos de pesquisa e é indicada para quem deseja conhecer seus concorrentes, demanda de produtos e desafios do segmento.
Isso pode ser feito tanto por consumidores quanto por empresas envolvidas neste setor.
Para definir os pontos a cobrir, considere o seguinte:
O tamanho do mercado, o estado atual do negócio, as informações nas quais você deseja se aprofundar.
2. Análise da concorrência
A análise competitiva se concentra em examinar o posicionamento de uma marca, ajudando a entender sua posição em relação a outros participantes do mercado. É também uma ferramenta útil para descobrir os principais pontos fortes e fracos da empresa.
Esse tipo de pesquisa envolve perguntar aos consumidores o que eles pensam sobre marcas que operam no mesmo nicho que eles.
Representa uma oportunidade de encontrar respostas para questões como:
- Quais estratégias seus concorrentes estão adotando?
- O que funciona e o que não funciona?
- De quais produtos ou serviços os concorrentes mais gostam e a quais marcas eles estão mais associados?
3. Participação de mercado
Popularmente conhecido como Market share é onde conseguimos medir a participação de mercado juntamente com a medida de onde sua empresa está localizada e o potencial de expansão.
Para calculá-lo, basta definir o indicador de mercado que deseja avaliar.
4. Buyer Persona
O Buyer persona é basicamente a pesquisa de perfil do cliente
As personas do comprador são representações semi fictícias de seus clientes que orientam sua estratégia de negócios, ou seja, criar o perfil do consumidor ideal. Para isto é necessário o uso de informações reais sobre o consumidor, em vez de “adivinhar” quem ele é e o que deseja.
Ao definir suas buyer personas, considere dados como:
- Ano.
- Onde você mora.
- Profissão.
- O que você gosta de fazer no seu tempo livre.
- Tema.
- Frustração.
- hábitos de compra.
- Qual mídia é mais consumida?
- Qual tecnologia você usa com mais frequência?
- Onde você está procurando informações.
- Que critérios você considera ao tomar uma decisão de compra?
- A lista de considerações continua, mas aqui está um ponto de partida.
Também é importante saber que você pode criar quantos perfis de persona forem apropriados para o seu negócio. Esses detalhes são levados em consideração nas estratégias de marketing, como conteúdo, tom utilizado, escolha de palavras e forma de entrega do serviço.
5. Tendências de mercado
Reconhecer as tendências do mercado é a melhor forma de preparar as empresas para as mudanças que a análise de mercado exige.
Serve como um meio de prever notícias boas e ruins sobre seu nicho. Exemplo?
Aplicativo da Rappi que criou uma solução para levar ‘tudo’ ao consumidor do conforto da sua casa. Essa é uma inovação que vai impactar mercados e até restaurantes que possuem e-commerce próprio. Com isso, deixamos de investir em loja virtual própria para entrar no mercado de aplicativos.
Dica extra:
Análise todos os resultados das etapas anteriores e veja a mágica acontecer!
Pegue os dados coletados e os transformem em informações valiosas para sua empresa.
Para melhor visualizar e interpretar os resultados coletados, desenvolva relatórios de pesquisa de mercado para aprimorar ainda mais o processo.
Nele você pode registrar as informações coletadas em gráficos, mapas e tabelas para não perder nada depois. E pronto, tudo que precisa para arrebentar nos seus negócios está em suas mãos.
Concluindo
Viu, só? O bom conhecimento do mercado é requisito básico para o crescimento e sucesso dos negócios. Sem uma visão profunda das características e nuances do mercado, as ideias e expectativas de negócios são de pouco valor.
Os planos de negócios e marketing devem ser baseados em pesquisas de mercado. Caso contrário, você pode prejudicar seriamente sua empresa!
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