Eu acabei de conquistar mais uma certificação em Inbound Marketing e durante o curso fiquei pensando: “Se os empreendedores também conhecessem dessas estratégias, poderiam organizar melhor suas equipes, jornada do cliente e claro, ter mais resultados positivos na empresa.”
Por isso, acompanhe esse artigo até o final e saiba de forma definitiva, o que é Inbound Marketing, o famoso ‘Funil de Vendas” e como essa estratégia pode contribuir para o seu negócio.
O que é Inbound Marketing?
Acredito que se você chegou até aqui, provavelmente já saiba muito sobre Inbound Marketing e a sua importância, mas eu vou compartilhar como eu defino está estratégia.
Ao contrário do que acontece com o Outbound Marketing (marketing de interrupção), em que a marca ou empresa faz uma abordagem ao potencial cliente de maneira ativa, ou seja, um comercial de TV, um anúncio de revista, um outdoor ou um folheto, que simplesmente “surge” na sua frente, sem você pedir ou esperar, o Inbound Marketing você prepara o terreno antes, para somente então, entrar em contato com o potencial cliente.
Por meio da geração de conteúdos ricos e educativos, o cliente vai sendo preparado (é aí que ele passa por um funil) e, a partir desse aprendizado, percebe que um produto ou serviço pode solucionar um problema que ele tem.
Com certeza você já passou por esses funis sem notar que estava caminhando para o momento da venda.
Essa estratégia permite um relacionamento mais próximo ao cliente, aumentando as chances de se ter uma trajetória de negócio duradoura.
Prova disso é que a estratégia de Inbound Marketing tem sido cada vez mais adotada pelas empresas devido a alguns fatores, como:
- Melhor interação com o cliente;
- Ter uma comunicação indireta;
- Possibilita acompanhar os resultados em tempo real;
- Tem menor custo por conversão de clientes em relação ao Outbound.
- Aumenta a longevidade do cliente com a marca
- Melhorar a percepção de valor da marca e o cliente.
Veja essas estatísticas sobre Inbound Marketing:
- Não é só você que busca no Google, cerca de 93% dos negócios costumam ser iniciados por meio de uma pesquisa;
- O Inbound Marketing atualmente tornou-se um investimento fixo de cerca de 80% das empresas no mundo;
- O investimento necessário é geralmente, 62% menor quando comparado com Outbound e o retorno sobre investimento é de cerca de 270%
Legal, né? Porém, antes de darmos continuidade ao assunto, é imprescindível que você entenda que um método de atuação não elimina o outro — muito pelo contrário.
Quando Inbound e Outbound Marketing são trabalhados de maneira conjunta, os resultados obtidos são impressionantes.
O ideal é avaliar quais dos métodos são mais condizentes com sua empresa, quais são os resultados que você espera, e principalmente, em quanto tempo você espera resultados.
Com o Inbound os resultados podem ser grandiosos, mas não são instantâneos. Já criamos estratégias de sucesso com funil de 7 dias, mas também temos estratégias com objetivos focados em anos de aprendizagem e relacionamento com o cliente.
Por que um empreendedor deve aprender Inbound Marketing, se não é ele quem vai efetivamente colocar a estratégia em ação?
Eu sempre digo que, quando o empreendedor sabe o caminho ele consegue delegar melhor as responsabilidades e pode cobrar melhores resultados do seu time de marketing e vendas.
O Inbound pode ser adotado em quase qualquer setor de negócio de maneira bem-sucedida e tática. E eu tenho certeza que se você conhecer esse modelo de estratégias, aplicá-la e mantê-la sempre atualizada e condizente com que os consumidores atuais esperam, será capaz, também, de selecionar uma equipe qualificada e, como um bom líder, poderá orientá-los e deixá-los preparados para os desafios do mercado.
Além disso, é imprescindível manter-se atualizado para não perder espaço para a concorrência. Portanto, se as outras empresas estão investindo nesse modelo de atuação, por que não verificar se ele funciona em seu negócio?
Onde encontrar uma certificação em Inbound Marketing de qualidade?
Se tem um meio de aprendizado atualmente que tem contribuído de maneira direta para aumentar o conhecimento das pessoas, em relação a diferentes assuntos, são as certificações online.
Com os cursos online você que quase não tempo para nada, pode decidir o melhor horário para assistir às aulas, podendo pausar os vídeos quando quiser fazer alguma anotação ou voltar até um trecho e escutá-lo novamente, de modo a tirar qualquer dúvida sobre o que foi dito.
Além disso, investir tempo em um curso online de qualidade, essa é uma forma confiável e estratégica de se capacitar para o mercado. Em alguns casos, esses cursos podem ser até mesmo gratuitos, como a certificação que eu acabei de obter com a Universidade Rock Content, que é completamente gratuita.
Por meio dela, você aprenderá conceitos fundamentais, entenderá a estrutura da área, além de aprender a atrair, converter, nutrir e encantar leads.
Vamos fazer um acordo? Você inicia o curso gratuito agora e nós discutimos juntos as estratégias que poderão ser aplicadas na sua empresa, falaremos sobre os tipos de conteúdo e eu vou te dando dicas de materiais auxiliares, como esse artigo com eBook prático que escrevi sobre Persona.