Será que vale a pena turbinar direto pelo Instagram ao invés de usar o Gerenciador de Anúncios? Descubra a importância desse recurso para melhorar seus resultados, como utilizar e como configurar seu público-alvo com maior eficiência.
O Instagram foi fundado em 2010, o seu objetivo inicial era ser uma rede focada no compartilhamento de imagens, porém, com a evolução da plataforma, a rede social se tornou a mais usada no mundo, se transformando em um ponto de interesse para empreendedores, sendo utilizada para compartilhar conteúdos de valor sobre seu negócio, produtos e serviços.
Pensando nisso, o próprio Instagram habilitou a ferramenta de impulsionamento de publicações, que é importante para a estratégia da sua rede social, e é sobre isso que você vai entender agora.
Para começar, o que é o Turbinar?
Naturalmente os conteúdos postados em redes sociais são entregues de forma orgânica (não paga ou com alcance gratuito) no feed, stories e reels de quem segue o seu perfil, também é possível aparecer no “explorar” quando é um conteúdo de relevância, e nos casos de inclusão de hashtags, que também podem aumentar o alcance gratuito.
Turbinar uma publicação no Instagram significa transformá-la em um anúncio pago. Em outras palavras, o post será distribuído para mais pessoas na rede social, em troca de um pagamento pré-determinado. De acordo com o seu objetivo, você pode selecionar o melhor destino, público, valor e duração da promoção.
O impulsionamento é uma forma de “turbinar o alcance” do seu conteúdo por meio de mídia paga, para alcançar maior visibilidade do público, sendo assim, ao invés de impactar apenas um pequeno número de pessoas de forma orgânica, o seu conteúdo será exibido para mais pessoas, selecionadas de acordo com a configuração de interesses, localização, gênero e idade que você fizer
Turbinar um conteúdo no Instagram deve fazer parte de uma estratégia de divulgação do seu negócio, te auxiliando assim a impactar mais pessoas certas, levando também em conta a verba disponibilizada para isso.
Qual a diferença entre o impulsionamento e criar uma campanha?
Como já sabemos, o Instagram é uma das redes sociais que pertence ao META, sendo assim, através do META Ads é possível criar anúncios para impactar o público-alvo no Instagram também.
Mas, o que vamos falar aqui, é sobre as diferenças entre os dois meios de divulgação.
Quando pensamos nas estratégias para o impulsionamento ou a criação de um anúncio, são linhas muito próximas, afinal, ambos são meios para alcançar pessoas com publicações, mas que definitivamente não se trata da mesma coisa e são feitas de formas diferentes.
A principal diferença entre os anúncios e o impulsionamento é a segmentação. Os anúncios possuem uma segmentação maior de público, podendo levar mais engajamento, já o impulsionamento, é possível filtrar o seu público, mas não se compara a segmentação mais ampla e detalhada dos anúncios.
Mas afinal, qual a melhor estratégia?
Tudo isso vai depender do seu objetivo, seja posicionamento de marca, engajamento, conversão, dentre outros. De qualquer forma, os dois meios são importantes e interessantes de serem aplicados.
Vantagens do Turbinar pelo Instagram
Para tirar todas as dúvidas de uma vez por todas, vou listar aqui algumas vantagens deste modelo de divulgação:
- Posicionamento da marca no digital
Os conteúdos publicados contribuem no posicionamento e fortalecimento da imagem da sua empresa, ou sua imagem pessoal.
Quanto mais ativo for o seu perfil, maior é o público que será alcançado, e com o impulsionamento irá potencializar ainda mais o alcance do seu conteúdo.
É aquele ditado, “quem não é visto, não é lembrado!”.
- Precisão no alcance do público
Com o impulsionamento é possível segmentar para que o anúncio/post seja direcionado ao seu nicho, impactando pessoas que realmente tem interesse por seu negócio, sendo um público mais qualificado que o orgânico.
Sendo assim, você pode turbinar para um público gerado automaticamente pelo Instagram ou criar o seu público personalizado, selecionando a localização, Interesses, Idade e Gênero.
- Aumento do engajamento
As chances de interação ao turbinar um conteúdo direto pelo Instagram são muito maiores devido a segmentação para pessoas que têm interesse, possibilitando um maior engajamento, levando pessoas qualificadas que podem compartilhar, curtir e comentar.
- Gera mais visitas ao perfil
Com o turbinar do Instagram é possível selecionar as metas de visitas ao perfil, objetivo não disponível através do gerenciador de anúncios, além das opções de acessos a um site ou receber mensagens. Qualquer um dos 3 objetivos gera um aumento de tráfego ao perfil anúnciante, aumentando assim a interação com a sua marca.
Por que você deve turbinar no Instagram?
Turbinar o conteúdo pelo Instagram com o planejamento correto é ideal para aumentar os seus resultados e ampliar a eficiência das suas publicações.
Alguns pontos que você deve saber:
- Seu público-alvo está no Instagram
Hoje em dia, com todo o avanço tecnológico, as redes sociais são uma nova forma de comunicação, sendo cada vez mais presente em nossas vidas, oferecendo uma área cheia de possibilidades para divulgar a sua empresa, seus produtos e serviços.
Com a estratégia correta e uma boa comunicação através dos conteúdos, com certeza seu perfil será encontrado com facilidade.
- Crescimento das vendas
O Instagram é excelente para promover e vender seus produtos ou serviços, o turbinar servirá para que a sua publicação fique em destaque, por isso é sempre importante otimizar as estratégias.
- Fácil para criar conteúdos
Independente se for trabalhar com conteúdos do feed, stories ou reels, é super fácil trazer conteúdos de valor que serão entregues para os seus potenciais clientes. Quanto mais relevante for o conteúdo, mais posicionamento sua marca terá e maior será a lembrança do seu negócio para o público.
Dicas para turbinar no Instagram
- Atenção ao investimento
Para cada estratégia é necessário ter atenção ao seu orçamento, evitando assim os gastos desnecessários.
A plataforma te auxilia na hora de calcular o investimento ideal, mostrando dados como estimativa de pessoas que serão alcançadas por determinado valor.
- Atenção ao público
Para uma comunicação efetiva é necessário ter atenção ao público-alvo, lá em cima vimos os padrões que podem ser usados na hora de segmentar o seu público, porém a plataforma libera uma forma automática de realizar isso.
Sempre recomendo a opção de segmentação manual, pois assim você tem mais precisão e controle, além de evitar os gastos desnecessários.
- Acompanhe o desempenho
Por último, mas não menos importante, depois de turbinar a sua publicação é hora de acompanhar os resultados, as métricas, indicadores, sempre lembrando do seu objetivo.
Assim, você descobre o que está funcionando melhor para o seu perfil, o que está impactando mais o público e o que não está sendo tão eficiente, para realizar as otimizações necessárias para alcançar os melhores resultados.
Quer saber mais sobre impulsionamentos nas redes sociais? Acompanhe minha rede social: @mktcomleandrotelles e siga nosso canal no YouTube
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